sábado, 13 de outubro de 2012

John Knox

                                   John Knox, O Trovão da Escócia
Hebreus 13.7

Por Taciano Cassimiro

Somos chamados pelas Escrituras a lembrar dos nossos líderes, antepassados, e observando atentamente imitai-lhes a fé.
A Escócia é um doa países mais belos da Europa, e porque não dizer do mundo, com uma área de 78. 772 Km2, súa única fronteira terrestre é com a Inglaterra ao sul. A Escócia encontra-se entre o Oceano Atlântico, a oeste, e o Mar do Norte, a leste.
Na história escocesa grandes homens se destacaram; William Wallace que cuja história tornou-se popular por causa do filme “Coração Valente” , Robert de Bruce que em 1306 foi coroado rei da Escócia, e na batalha de Bannockburn venceu os ingleses, imortalizando seu nome na história da Escócia.

Mas, nossa proposta não é abordar a biografia desses heróis. Também, não é de nos determos em aspectos geográficos ou políticos. Embora, ao se falar da Escócia todos estes aspectos vem à tona querendo ou não. 

Nossa proposta é voltada para religião dos escoceses, mais precisamente para um personagem escocês, que contribuiu para realização de mudanças profundas na vida religiosa da Escócia e do presbiterianismo escocês. 

Nossa reflexão tem como objetivo apresentar três pontos importantes da vida de “ John Knox, O Trovão da Escócia “.

  1.    Primeiros anos e Conversão

John Knox nasceu em 1513 ( data mais aceita ) criado no catolicismo. Sua mãe faleceu quando Knox ainda era criança. Recebeu boa educação, aprendeu latim, estudou na Universidade de Saint Andrews.
Foi ordenado sacerdote em 1530.
Não se sabe exatamente a data nem a circunstancias de sua conversão, para alguns, aconteceu por volta de 1540-45. Em 1547 Knox foi forçado a trabalhar nas galeras francesas por quase dois anos, liberto em 1549.
Casou-se com Marjorie Bowes, em 1555-59.
Knox tornou-se aluno de Calvino o qual considerava “ o notável servo de Deus “, e sob a persuasão de Calvino aceitou pastorear exilados ingleses em Frankfurt, na Alemanha.

   2.    Sua coragem

Dele se disse quando morreu “ nunca temeu o rosto do homem “. Martin L. Jones acrescenta “ nunca temeu o rosto das mulheres também “ referindo-se a rainha Maria Tudor I ( Sanguinária ) responsável pela morte de 300 pessoas  que foram queimadas na fogueira por heresia, incluindo Thomas Cranmer (ex Arcebispo da Cantuária), Nicholas Ridley (ex-bispo de Londres) e o reformista Hugh Latimer. E a rainha Elizabeth I de personalidade muito forte.
Em seus dias resistiu os males da igreja de Roma.
Era preciso coragem, pois muitos já tinham provado da fúria romana, destacaremos: Patrick Hamilton que foi executado na fogueira em 29 de Fevereiro de 1528, e George Wishart também executado na fogueira em 1 de Março de 1546, duas vitimas da cegueira religiosa e da intolerância feroz e brutal daqueles tempos tenebrosos.
De fato era preciso coragem, e sem dúvida, Knox, tinha de sobra. Sem dúvida o Espírito de fortaleza pairava sobre ele.

   3.    Sua Pregação

Sem dúvida, Knox era um pregador fervoroso, vibrante, corajoso e, principalmente bíblico. Nas palavras de M.L. JONES: “ Knox era um pregador deveras poderoso “. O resultado disso é que ele era um pregador muito influente.... É tradicional a referência ao efeito da sua pregação sobre Maria, rainha dos escoceses. Ele podia fazê-la chorar; não sob convicção, e sim de raiva. Ela o temia; ela dizia que tinha mais medo das suas orações e da sua pregação do que de muitos regi­mentos de soldados ingleses. Randolph, homem da corte e embaixador, disse o seguinte, a respeito dele e da sua pregação: "A voz de um único homem é capaz de, em uma hora, pôr mais vida em nós do que 500 trombetas ressoando continuamente em nossos ouvidos". A voz de um só homem! Muitas vezes um único sermão pregado por Knox mudava toda a situação. Quando os lordes e outros estavam alarmados, temerosos e prestes a desistir, Knox subia a um púlpito e pregava; e a situação toda se transformava. Um só homem "mais influente do que o ressoar de 500 trombetas em nossos ouvi­dos"!
Knox acreditava que a primeira responsabilidade do pastor reformado era pregar a Palavra de Deus. Em nossos dias, com certeza, seus sermões não seriam bem aceitos pela maioria dos ouvintes, pois duravam de duas a três horas. Gostava de pregar através dos livros da Bíblia verso por verso.
De fato Knox foi um grande pregador, zeloso pela fé, piedoso e absolutamente dedicado ao serviço do Mestre Jesus.

Conclusão

A Igreja Presbiteriana da Escócia foi fundada durante a Reforma Protestante por John Knox Knox  “ O Patriarca do Presbiterianismo “.
. No ano 1560 o parlamento adotou o presbiterianismo como religião oficial.
John Knox Faleceu em 24 de novembro de 1572 em Edimburgo. Encontra-se sepultado na Saint Giles Cathedral, Edimburgo na Escócia   “ Eis um relato feito pela filha dele: "Perto do meio-dia, ele pediu à esposa que lesse em voz alta o capítulo 15 da Primeira Epístola aos Coríntios, e disse que encomendava a sua alma, o seu espírito e o seu corpo a Deus, assinalando com três dedos a alma, o espírito e o corpo. Por volta das 5 da tarde ele disse: "Leia a parte onde eu lanço a minha primeira âncora", e sua esposa leu para ele o capítulo 17 do Evangelho Segundo João. Quando foram lidas as orações vespertinas, perto das 10 da noite, o seu médico perguntou-lhe se ele tinha ouvido as ora­ções. Knox respondeu: "Quisera Deus que vocês e todos os homens as ouvissem como eu as ouvi; e a Deus louvo por este som celestial". "Agora che­gou", acrescentou logo depois. Essas foram as suas últimas palavras, e não pode haver nenhuma dúvi­da de que, quando ele ia atravessando, as trombetas celestiais ressoaram no outro lado, quando este grande guerreiro de Deus entrou, e recebeu a sua eterna "coroa de glória".


13 de Outubro 2012

Tailândia-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário