quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31 De Outubro - Dia da Reforma Protestante

            Por Taciano Cassimiro 
                    Tailândia-PA

Hoje é dia em que se comemoram os 495 anos da Reforma Protestante, e sem dúvida muito tem sido escrito sobre o assunto.  Alguns falam da data de forma negativa, por acreditarem que não temos muito a comemorar diante de tantos desvios doutrinários. Com essa perspectiva alguns defendem uma nova reforma, ou, uma revolução religiosa que coloque o trem ( igreja ) nos trilhos, para estes as igrejas reformadas estão corrompidas.   
    
Mas, temos os que observam o dia de hoje de maneira positiva. Estes entendem que muito já foi feito, sem negligenciar a necessidade de a igreja continuar caminhando com  “ Sola Scriptura “ e por meio da mesma combater os erros que porventura venham surgir na caminhada.

O que conhecemos como Fé Reformada ou Teologia Reformada, talvez somente no século XVI tenha tido tamanha divulgação. Livros de teologia reformada são vendidos aos borbotões, artigos escritos diariamente sobre reforma, teologia reformada ou sobre os reformadores, blogs e mais blogs sobre fé reformada são criados e divulgados todos os dias. Embora os efeitos não sejam os mesmos, não sejam nas mesmas proporções. Mais podemos afirmar que muitos têm sido abençoados, tendo seus olhos abertos e compreendido de forma clara o que é a fé reformada e a sua importância para igreja. 

Hoje é 31 de Outubro de 2012, e estamos comemorando os 495 anos da Reforma Protestante. Somos gratos a Deus por ter levantado homens como Lutero, Zwínglio, Calvino, Knox e outros que lutaram pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Entendo ser necessário pensar e repensar alguns posicionamentos da igreja de nossos dias com amor e compromisso com a verdade, não devemos e não podemos barganhar a verdade.

Mas, precisamos ter cuidado. Digo isto, pelo fato de ver pessoas que estão iniciando agora no conhecimento da Fé Reformada, em particular, se achando no direito de dizer que a IPB –Igreja Presbiteriana do Brasil ( sou membro da mesma ) precisa de uma reforma porque se corrompeu; no direito de chamar pastores batistas de hereges por não defenderem o batismo infantil e por aspersão ( não podemos esquecer que estas discussões é milenar ); no direito de chamar de liberal ou relativista qualquer um que ouse discordar de seus pontos, ainda que estes não sejam os fundamentais da fé. Fui acusado de relativista, herege e liberal, por discordar de uma ofensa a um pastor batista. E não duvido que alguém depois me chame de ecumênico por causa desse artigo.

Entendo que podemos discordar, combater desvios doutrinários, porém, com respeito e amor cristão. Pois, a maioria das discussões que vimos no Facebook, principalmente, mais parece briga de incrédulos, do que dialogo “ cristão “.    
                                                                                                                                   De fato, boa parte dos “ reformadores modernos “ mais parecem papagaios que ovelhas. Vivem a repetir frases de A, B e C, e em sua maioria não sabem de fato do que estão falando...se fura, não sai sangue.
Como presbiteriano eu posso dizer que a IPB durante sua trajetória no Brasil tem seus pontos altos e baixos no tocante sua atuação, pois, ela é uma denominação composta por homens que são em muitas ocasiões movidos por interesses pessoais em detrimento do Reino de Deus, assim acontecem nas demais denominações. Porém, sua teologia é a mesma, seus símbolos de fé são os mesmos, e somos exortados a manter: 

1. Sola Scriptura - "Somente a Escritura", ou a autoridade e suficiência das Escrituras. 2. Solus Christus - "Somente Cristo", ou a suficiência e exclusividade de Cristo. 
3. Sola Gratia - "Somente a Graça", ou a única causa eficiente da salvação
4. Sola Fide - "Somente a Fé", ou a exclusividade da Fé como meio de Justificação. 
5. Soli Deo Gloria - "A Deus somente, a glória", ou a exclusividade do serviço e da adoração a Deus. 

E se existe pastores que não cumprem as determinações da denominações, trazendo confusão, cabe aos concílios tomarem as decisões cabíveis.

Temos todo direito de nessa data como Igreja Reformada que somos de comemorar a Reforma Protestante, pensando e repensando, sobre nossa razão de ser.

Finalmente, acredito ser de suma importância, que os lideres ensinem em suas igrejas as Grandes Doutrinas da Graça. Pois, alguns se preocupam tanto em apontar os erros dos outros,por meio de Facebook, Blogs e Sites que se esquecem de alimentar suas congregações. 

Na Congregação Presbiteriana de Tailândia-PA temos investido bastante em estudos bíblicos, sermões expositivos, palestras sobre os fundamentos da fé reformada, e temos visto as mãos de Deus se manifestando poderosamente. Costumo dizer que em nossa congregação não tem nada de extraordinário, exceto, AS ESCRITURAS SAGRADAS, e oramos para que continue assim. Para que o líder e os liderados não se achem alguma coisa e roube de Deus, o que é de Deus....as conseqüências vocês já sabem.

Peço perdão aos meus amados irmãos em Cristo, se em algum momento usei de ofensa no tocante as minhas posições pessoais. Porém, não posso pedir perdão enquanto continuar me posicionando com base na Palavra de Deus.

Grato,

Nenhum comentário:

Postar um comentário