sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Três Fases da Alma


Texto: Salmo 6.1.11

Por Taciano Cassimiro

Introdução

Este Salmo é o primeiro dos “ sete salmos de penitência “ 32;38;51;102;130;143. E nos apresenta as aflições de Davi. O salmista embora esteja distante de nós quanto ao tempo, está junto de nós, no que diz respeito as tribulações, as aflições que acomete, perturba, faz sofrer e gemer a alma humana ( depressão, ansiedade, sentimento de culpa, ressentimentos ), e nesses momentos desejamos nos livrar, libertar, curar nossa alma e viver em felicidade plena.
A mensagem desta noite ”AS TRÊS FASES DA ALMA” são perfeitamente encontradas neste Salmo.

     1.     Perturbação da Alma v.1-3 ( Alma Perturbada )

V1. Davi nota a presença do problema. 
Alguma coisa aconteceu. Pecado? Não temos como dogmatizar, porém, o salmista teme o castigo e a repreensão do Senhor.
V2. Aqui ele sente as consequências do problema.
Sua alma está enferma, precisando de cura. Seus ossos estão abalados.
“Meus ossos estão abalados” – alguns entendem que Davi se refere a uma enfermidade, outros preferem acreditar que o salmista está se referindo ao seu estado de aflição espiritual.
Davi roga pela compaixão do Senhor.
V3. O grito da alma que sofre, que se encontra perturbada “ Senhor até quando?
Qual a origem das perturbações de Davi?
Qual a origem de suas perturbações?
Nem sempre temos as respostas.



          2.     Cansaço da Alma 4-7 ( Alma Cansada )

V4. O salmista reconhece que o livramento depende exclusivamente da misericórdia do Senhor
V5. O salmista que ver seu livramento, sua vitória nesta vida, e de alguma forma, de maneira sutil ele diz “ dá uma pressinha ai Deus”.
V6. Neste versículo ele diz como está sua alma, seu estado psicológico, suas emoções.
“ Estou cansado do meu gemido “
V7. Neste verso Davi faz uma revelação chocante acerca do estado de sua alma, que pouco a pouco, gradativamente, foi se afligindo e se atormentando por causa de seus problemas.
O que é mágoa?
“Meus olhos estão consumidos pela mágoa” - A mágoa se apresenta como um desgosto, um descontentamento, que pode ser por alguém ou pela própria vida. Uma amargura que no sentido da palavra, nos deixa um gosto amargo pelas relações passadas, uma grande paixão que se tornou reduto de ódio e por conseqüência, o corrosivo sentimento de mágoa. A mágoa nos deixa demasiados pesados para nos movimentar e demasiados lentos para pensarmos com lucidez, prudência e coerência. A mágoa nos enleia em suas teias como uma traiçoeira aranha, nos abocanhando repentina e plácida. Lentamente ela nos devora, jogando seu néctar que nos corrói por dentro e nos trazendo dor e sofrimento.
Todo seu sofrimento é por causa dos seus inimigos ( pessoas, problemas familiares? ) e por causa deles Davi está enfraquecido.
Essa é a origem de suas perturbações e cansaço da alma.

          3.     Alma Esperançosa 8-10 ( Esperança da Alma )

V8. O Senhor já ouviu minha oração ( Choro; lágrimas,Lamentação, lamúria. Debulhar-se em prantos, chorar copiosamente. 
V9. O Senhor acolheu minha oração
V10. O Senhor envergonhará meus inimigos
O salmista estava em grande agonia, porém, sua alma estava em um estágio diferente, esperança. O tempo da perturbação, do cansaço, EMBORA AINDA PRESENTE, SUA ALMA estava em uma fase diferente. Os problemas não tinham dissipado, mas a sua alma enxergava, sentia, vivia a vida de forma esperançosa.
Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, Salmos 30:11
Interessante que o nome “ SENHOR “ que corresponde a “ADONAY”  que significa “ meu amo, meu Senhor” aparece por oito vezes neste Salmo. O número oito representa novos começos, nova fase (Uma criança masculina era circuncidada ao 8º dia. O Sábado sagrado durou 7 dias e o 8º dia era o dia do Senhor, o novo dia . O número 8 fala de Jesus, e a Nova Aliança. A Igreja se encontrava no 8º dia, ou o primeiro dia, o novo dia.), e sem dúvida estava começando uma nova fase na vida de Davi. 

Um novo dia, uma nova fase começa hoje em sua alma, em sua vida!

Obs. Anotações do sermão de 2 de Setembro de 2012, Igreja Presbiteriana de Tailândia-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário